Análise das manifestações neurológicas no sistema nervoso central em pacientes pediátricos após COVID-19: uma revisão integrativa
Alanna Oliveira Teixeira, Nágila Kellen Gomes Galeno, Hiam Pinheiro Landim, Ana Cristina Doria dos Santos
Resumen
A COVID-19 é uma doença viral que teve início em 2019 e desde seu curso diversas complicações foram evidenciadas com dados emergentes que indicam sequelas neurológicas na população pediátrica após a infecção por SARS-Cov-2. Nessa perspectiva, objetivou-se investigar a correlação entre o acometimento por COVID-19 e o aparecimento de manifestações neurológicas na população pediátrica. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, realizada através de base de dados Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Scientific Eletronic Library Online (SCIELO) e Public Medline or Publisher Medline (PubMed/MEDLINE) publicadas nos últimos 5 anos. As manifestações neurológicas mais descritas após infecção por viral foram encefalopatia e convulsão presentes em 100% dos artigos selecionados. Além disso, eventos cerebrovasculares como acidentes vasculares cerebrais, cefaleia, e sinais meníngeos foram relatados em 83,3% das literaturas. Vários estudos tentam explicar os aspectos fisiopatológicos do SARS-Cov-2, teorias apontam a correlação viral com desenvolvimento de um estado hiperinflamatório e de mecanismos de exarcebação imunológicas desencadeando as manifestações neurológicas observadas e estabelecendo acometimento neurológico específico no sistema nervoso central dessa população. A partir dessa análise verificou-se diversas complicações desencadeadas pelo acometimento de COVID-19 em crianças e adolescentes. Ademais verifica-se a necessidade de mais estudos para avaliação dessas repercussões clínicas em um cérebro em desenvolvimento.
Palavras-Chave: Manifestações Neurológicas. SARS-CoV-2. COVID 19. Pediatria.
Derechos de autor 2023 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.