Propriedades anti-inflamatórias de plantas medicinais aplicadas topicamente: Uma revisão sistemática
Francisco Mayron de Sousa e Silva; Giovanna Carvalho da Silva, Rusbene Bruno Fonseca de Carvalho; Livio Cesar Cunha Nunes
Resumen
Nesta pesquisa sobre plantas medicinais brasileiras aplicadas topicamente para a inflamação, buscou-se explorar suas propriedades anti-inflamatórias, preenchendo lacunas científicas e ampliando estratégias terapêuticas naturais. O estudo, conduzido em abril e maio de 2023, seguiu o protocolo PRISMA, selecionando artigos na ScienceDirect e armazenando dados no software StArt. Foram analisados estudos que destacaram a diversidade taxonômica e a aplicação tópica de plantas, especialmente em folhas. Óleos essenciais (OE) foram frequentemente examinados, revelando potencial anti-inflamatório. O edema inflamatório induzido foi comum para avaliar extratos, mostrando efeitos moduladores de citocinas como IL-10, TNF-α e MPO, além de mediadores como PGE2 e LTB4. O estudo reconheceu limitações metodológicas e contextuais, enriquecendo a discussão. Conclui-se que extratos e OE apresentam promissoras propriedades anti-inflamatórias, oferecendo opções naturais de tratamento e potencial para reduzir o uso de produtos químicos agressivos. A pesquisa destaca a biodiversidade brasileira como fonte medicinal e ressalta a importância da preservação ambiental.
Derechos de autor 2023 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.