Análise do perfil epidemiológico da mortalidade por suicídio em idosos no brasil no período de 2018 a 2021
Jairon Jackson Cassiano Costa , Luíza Zaratini Barbosa Paula Jeane da Silva Pinheiro, Freddy Cruz Parihuancollo, Thiago Renee Felipe ,Melissa Cavalcante Bastos , Ana Emília Araújo de Oliveira
Resumen
Introdução: Com o envelhecimento, observa-se situações que comprometem a saúde mental do idoso, influenciado por fatores socioeconômicos e culturais. O suicídio está associado a um quadro de transtorno mental, onde a pessoa comete o ato de matar a si mesmo de maneira intencional. Objetivo: Descrever o perfil epidemiológico da mortalidade por suicídio em idosos no Brasil no período de 2018 a 2021. Métodos: Estudo epidemiológico, descritivo, exploratório, com abordagem quantitativa, onde utilizou-se informações de óbitos no Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), por meio do DATASUS e do TABNET, através do CID 10, nas seguintes categorias: X60-X84 (lesões autoprovocadas intencionalmente), em todas as regiões do Brasil, no período de 2018 a 2021. Resultados: Foram computados 10.003 óbitos, com o maior número de óbitos no ano de 2021. A região Sudeste foi a mais prevalente. O gênero masculino, foi o mais acometido, a faixa etária de 60-69 anos, da cor/raça branca, com escolaridade de 12 anos e mais e estado civil casado. Conclusão: A transição para a vida idosa e as condições socioeconômicas e culturais pode ser agravante para o suicídio. Evidencia-se a necessidade de incentivo à busca aos serviços de saúde, para a qualidade de vida e bem-estar do idoso.
Palavras-chave: Epidemiologia. Mortalidade. Suicídio. Saúde do Idoso.
Derechos de autor 2023 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.