Ensino remoto emergencial em tempos de pandemia: revelando vivências de acadêmicos de enfermagem pelo Photovoice
Daiane Ribeiro Lemes, Debora Cristina Martins, Diego Raone Ferreira
Resumen
Introdução: O distanciamento social adotado como estratégia para frear as infecções pelo coronavírus provocou mudanças radicais na dinâmica em vários setores da sociedade, sobretudo no campo da educação, à medida em que as aulas presenciais foram convertidas para o ensino remoto emergencial. Objetivo: Compreender o ensino remoto emergencial adotado no período de pandemia a partir das concepções de acadêmicos de um curso de enfermagem. Metodologia: Estudo participativo, descritivo, de natureza qualitativa, desenvolvido com acadêmicos de um curso de enfermagem com auxílio da técnica de recolha de dados Photovoice. A coleta de dados ocorreu em novembro de 2021. Resultados: A amostra foi composta por 34 acadêmicos do curso do segundo, sexto e décimo período de um curso de enfermagem, sendo 29 do gênero feminino (85%) e cinco do masculino (15%), os quais foram divididos em grupos focais. Os participantes produziram 34 fotografias que deram origem a três categorias temáticas: a parte mais importante da enfermagem é a prática; contribuições do modelo remoto emergencial para o ensino de enfermagem; e dificuldades sentidas por discentes e docentes durante o ensino remoto emergencial. Considerações finais: O ensino remoto emergencial mostrou-se como um potencial recurso para continuidade do ensino em cenários de pandemia.
Derechos de autor 2024 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.