Internação e mortalidade hospitalar com caráter de urgência no estado do Ceará: :uma análise epidemiológica de 2008 a 2023
Francisco Iuri da Silva Martins, Bianca Saraiva Russo Costa, José Aurelio de Almeida Martins, Mirelle Galeno Amaral, Samille de Souza Gonçalves, Aline Santos Monte
Resumen
O presente estudo objetivou analisar as principais causas de internações e mortalidade hospitalar em caráter de urgência no estado do Ceará de 2008 a 2023. Trata-se de uma pesquisa descritiva e transversal, baseada em dados do Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde. Realizou-se o ranking das principais causas de internações e mortalidade hospitalar, segundo a Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID 10), de acordo com sexo, cor/raça, faixa etária. Gravidez parto e puerpério foi considerada a principal causa de hospitalizações das mulheres, enquanto doenças do aparelho respiratório dos homens. Quanto aos óbitos, doenças infecciosas e parasitárias foram as principais causas de óbitos masculinos e doenças do aparelho respiratório dos óbitos femininos. Destaca-se que a principal causa de morte no Ceará, entre 2008 e 2023, após internação hospitalar por urgência e a segunda maior causa de hospitalização, quando desconsideramos os parâmetros de faixa etária, sexo e raça, foram as doenças respiratórias. Os dados apresentados podem colaborar com os gestores de saúde do Estado, a fim de permitir o reconhecimento dos principais fatores que contribuem para as causas de internações urgentes e a ocorrência de óbitos hospitalares nesse contexto.
Derechos de autor 2024 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.