Cessação do tabagismo durante o cenário pandêmico com apoio do farmacêutico: uma possibilidade?
Paula de Fátima Fernandes Blunk, Célio Rezende Lara Júnior, Sabrina Gonçalves Ferreira, Isabella Almeida Cruz, Mariana Martins Gonzaga do Nascimento
Resumen
O tabagismo é fator de risco para desenvolvimento e agravo de diversas doenças, como a COVID-19, tornando a cessação do tabagismo uma intervenção de saúde prioritária. Este estudo objetiva avaliar um serviço de cessação do tabagismo prestado por farmacêuticos na atenção primária à saúde (APS) durante a pandemia da COVID-19. Trata-se de um estudo quasi-experimental conduzido para avaliar o serviço oferecido por meio de 1-10 reuniões virtuais em três unidades de APS de uma capital brasileira entre 2020 e 2021. Realizou-se análise descritiva das variáveis. Dos 29 pacientes inseridos no serviço, seis foram acompanhados por meio da abordagem individual (20,7%) e 23, em grupo (79,3%); observou-se cessação em 50,0% (n=3) e 82,6% (n=19), respectivamente. Todos os pacientes utilizaram medicamentos para cessar o tabagismo, 13 (44,8%) usaram nicotina e bupropiona; 13 (44,8%) apenas nicotina; e 3 (10,3%) nicotina e nortriptilina. Medicamentos contendo nicotina foram todos prescritos pelo farmacêutico. Quanto ao hábito de fumar na pandemia, 11 pacientes (37,9%) relataram aumento; 4 (13,8%) diminuição; e 14 (48,3%) sem alteração. Apenas três pacientes relataram diagnóstico da COVID-19. O serviço farmacêutico remoto para cessação do tabagismo mostrou-se efetivo no cenário estudado, necessitando expansão contínua desses serviços.
Palavras-chave: Abandono do Uso de Tabaco. Assistência Farmacêutica. Atenção Primária à Saúde. Telemedicina. COVID-19.
Derechos de autor 2024 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.