A relação entre a doença do refluxo gastroesofágico e a cirurgia bariátrica: revisão integrativa
Renan Alexandre dos Anjos, Sizisnando Neto Gonçalves de Alencar e Silva, João Rodrigo Neto Alcântara, Cleber Queiroz Leite
Resumen
Existe uma complexa relação entre a cirurgia bariátrica e a Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) no contexto clínico. Embasados nisso o presente estudo busca elucidar a relação entre ambos temas, analisando como diferentes procedimentos bariátricos impactam na ocorrência e na gravidade da DRGE. Realizou-se uma revisão bibliográfica que abrange os anos de 2021 a 2023, utilizando bases de dados como National Library of Medicine (PubMed) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Os termos-chave incluíam "Cirurgia Bariátrica" , "Refluxo Gastroesofágico" e “Relação”. A análise de três dos estudos selecionados destacou o bypass gástrico em Y-de-Roux (LRYGB) e a gastrectomia vertical (LSG), evidenciando notáveis reduções de peso, mas maior incidência de sintomas de refluxo e esofagite de refluxo em pacientes submetidos a LSG em comparação com a LRYGB. Destaca-se, portanto, a importância da avaliação do perfil de refluxo pré-operatório na escolha do procedimento bariátrico, considerando não apenas a perda de peso, mas também o impacto potencial sobre os sintomas de refluxo. A abordagem cuidadosa e personalizada é essencial na seleção da cirurgia bariátrica, dada a relação complexa entre obesidade e DRGE.
Palavras-chave: Cirurgia Bariátrica. Refluxo Gastroesofágico. Relação.
Derechos de autor 2024 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.