Distribuição espacial da taxa de letalidade por sepse e fatores socioeconômicos e de políticas públicas no estado do Pará, Brasil
Nelson Veiga Gonçalves, Luiz Henrique Abensur Vieira, Juan Enrique Moraes da Costa, Bruno Yudi Shimomaebara Sousa, Heloisa Maria Melo e Silva Guimarães, Alessandra Lima Leal, José Gabriel Miranda da Paixão, Simone Beverly Nascimento da Costa
Resumen
A sepse é uma condição grave de saúde, cujo manejo com protocolos atualizados foi realizado a partir campanha Surviving Sepsis 3. Assim, este trabalho transversal e descritivo analisou a distribuição espacial da letalidade por sepse no estado do Pará, considerando a realização da campanha supracitada, com dados do número de óbitos em 2 períodos, a saber, de 2010 a 2015 e de 2017 a 2022, nas regiões de integração (RI) do estado. Os dados epidemiológicos como gênero, idade e etnia, além dos relativos ao número de médicos a cada 100.000 habitantes por RI e ao Índice de Desenvolvimento Humano Médio (IDHM) das mesmas foram obtidos em fontes oficiais. Foi identificado maior número de óbitos em pacientes homens, idosos e pardos em ambos os períodos, além de gradientes significativos das taxas de letalidade destes territórios, quando comparados os 2 períodos, com o maior número de óbitos por sepse ocorrendo em regiões que apresentaram muito baixo ou baixo IDHM. Desta forma ressaltamos a necessidade de aumento da cobertura de médico, bem como a sua educação continuada no sentido da mitigação da ocorrência da doença estudada.
Derechos de autor 2024 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.