Controle de qualidade de soluções orais de dipirona sódica 500 mg/mL referência, genérico e similar comercializadas em Gurupi-TO
Resumo
Introdução: A Dipirona é amplamente utilizada no Brasil, o que torna relevante avaliar a sua qualidade em suas diversas formulações, visando garantir a eficácia e a segurança. Objetivo: Foram realizados ensaios para constatar a qualidade de dipirona sódica solução oral 500mg/mL em apresentações referência, genérico e similar comercializadas em Gurupi-TO. Material e Métodos: Foram avaliados lotes distintos de cinco marcas de dipirona solução oral, sendo o medicamento referência (Ref), dois genéricos (Gen1 e Gen2) e dois similares (Sim1 e Sim2), na concentração de 500 mg/mL. A análise das informações impressas nos rótulos e nas bulas baseou-se nas resoluções vigentes. Os ensaios físico-químicos foram conduzidos de acordo com compêndio farmacopêico oficial. Resultados: Foram encontradas algumas divergências quanto ao conteúdo e forma das informações destinadas aos usuários em todas as amostras, o Sim2 somou o maior número de inadequações (sete), seguido pelo Gen1 (cinco), Sim1 (três), Gen2 (duas) e Ref (uma). Os resultados dos ensaios físico-químicos se mantiveram dentro dos limites de aceitação, com exceção ao teste de gotejamento, no qual os fármacos Ref e Sim2 estavam fora do limite mínimo especificado. Conclusão: Os resultados das informações impressas não foram satisfatórios, apresentando divergências no formato das informações disponíveis. Os ensaios físico-químicos se mostraram satisfatórios, com exceção do ensaio de gotejamento para o medicamento Ref e Sim2.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.