Prevalência de ansiedade frente à cirurgia oral: Um estudo com usuários da clínica escola de odontologia da Universidade de Gurupi.

Resumo

Durante sua vida profissional, o cirurgião dentista enfrenta várias dificuldades sendo uma delas a ansiedade dos pacientes submetidos a cirurgias odontológicas. A ansiedade é considerada um fenômeno em que gera sentimentos de apreensão, tensão, nervosismo e preocupação e que associada a odontologia pode acabar se tornando uma barreira para a saúde bucal. O objetivo deste estudo foi identificar o grau de ansiedade de pacientes que são atendidos na Clínica Escola de Odontologia da Universidade de Gurupi. Para tal fim foi utilizado a Escala de Ansiedade Dental de Corah.Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva e os dados apresentados através de tabelas e gráficos. Como resultado verificou-se que 70% dos entrevistados apresentaram algum nível de ansiedade diante de procedimentos cirúrgicos odontológicos e houve prevalência do gênero feminino

Biografia do Autor

Vinicius Lopes Marinho, Universidade UNIRG

Psicólogo,Doutorando em Ensino, Mestre em Ciências da Saúde, Professor do curso de Psicologia e   Universidade de Gurupi.

Publicado
2019-12-16