Relação estado nutricional de crianças e saúde infantil
Luana Salustiano Sales, Jéssica Carnaúba Costa Cruz, Giullia Bianca Ferraciolli do Couto, Adriana Keila Dias, Reobbe Aguiar Pereira, Glaucya Wanderley Santos Markus.
Resumo
O estado nutricional de um indivíduo vai muito além da expressão corporal que o mesmo apresenta, pois entende-se que é preciso um equilíbrio entre tudo que vai se ingerir é o gasto que o organismo faz dessa energia que está sendo ingerida, esta é a forma de fornecer para o organismo força para suprir no indivíduo as suas necessidades nutricionais. Tem como objetivo em analisar o estado nutricional de crianças de 0 meses a 2 anos, que fazem consulta na Clínica de Educação para Saúde- CEPS. Pesquisa em bases secundárias de caráter descritivo e análise quantitativa. Para coleta de dados foram analisadas 215 fichas ambulatoriais e selecionadas 122, segundo critério de 0 a 2 anos de idade e no período de Janeiro a Dezembro. O estudo demonstrou que 69.7% das crianças consultadas pela enfermagem, apresentam um índice de massa corporal (IMC) adequado para idade. Desta maneira o estudo demonstra que essas crianças para todos os padrões avaliados, são classificadas como nutridas, eutróficas e estado nutricional adequado, confirmando a importância do acompanhamento nutricional, por isso, nós acreditamos que é necessário que haja investimento e incentivo da conscientização em relação a implantação do programa de puericultura, nas Unidades Básicas de Saúde.
Copyright (c) 2021 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.