Relação entre Desnutrição Infantil e o Risco de Doença Respiratória em crianças de até 4 anos no Brasil: Um Estudo Epidemiológico
Ioná Rodrigues de Andrade, Wemilly Samara Saraiva Brasileiro, Gleiziane Sousa Lima.
Resumo
A desnutrição possui uma relação com doenças infecciosas, sugerindo que pode levar a prejuízos em alguns aspectos da resposta imune, podendo esse distúrbio aumentar a suscetibilidade a infecções, tendo sido demonstrado uma relação principalmente com infecções respiratórias. O objetivo foi realizar uma análise do número de internações por desnutrição e por doença respiratória em crianças de até 4 anos no Brasil, com o intuito de realizar um levantamento de dados entre os anos de 2017 e 2019 da ocorrência destas afecções por região da federação. Trata-se de uma pesquisa de artigos publicados nas plataformas SciELO, Google Acadêmico, Biblioteca Virtual em Saúde e dados fornecidos pelo DATASUS. Foi demostrado que o número total de internações por infecções do trato respiratório foi maior do que o número de internações por desnutrição em todas as regiões da federação e que o maior número de casos de desnutrição foi encontrado na região Nordeste. Conclui-se que ainda há uma grande ocorrência de desnutrição infantil nas regiões brasileiras e que também há um grande número de internações por infecções respiratórias na faixa etária pediátrica alvo do estudo.
Copyright (c) 2022 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.