Avaliação da qualidade de vida e do nível de atividade física em crianças e adolescentes durante a pandemia de COVID-19: Uma revisão integrativa
William Bezerra Leite, Rafaela Marinho dos Santos, Raionara Figueiredo da Silva, Deliany Mendes da Silva Batista, Juliberta Alves de Macêdo, Rafael de Menezes Reis
Resumo
Introdução: O distanciamento social ocasionado pela COVID-19 teve como consequências um baixo nível de atividade física, tendência ao sedentarismo, e uma má alimentação, causando diversos distúrbios físicos, mentais e sociais na vida das crianças e adolescentes neste período. Objetivo: revisar nos estudos selecionados o impacto do isolamento social da pandemia de COVID-19 na qualidade de vida e atividade física em crianças e adolescentes. Método: foi conduzida uma revisão integrativa, cuja busca bibliográfica foi realizada no PubMed, SciELO e PEDro, utilizando descritores “physical activity” e “children” e “pandemic COVID-19” para avaliação do nível de atividade física praticada pelos participantes e "quality of life" e "children`` e ´´pandemic`` para avaliação da qualidade de vida dos participantes. Resultados: foram encontrados um total de 45 artigos nas bases de dados. Entretanto apenas 18 foram selecionados conforme os critérios de elegibilidade e assim, inclusos na pesquisa. Conclusão: Houve diminuição na qualidade de vida e atividades físicas praticadas entre crianças e adolescentes durante a pandemia de COVID-19.
Copyright (c) 2023 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.