Perfil epidemiológico da tuberculose por microrregiões geográficas do Tocantins nos anos de 2012 a 2021
Beatriz Araújo Pirett, Bruno Victor Mendes Silva, Sara Pereira da Costa3, Kleverson Wessel de Oliveira
Resumo
Objetivo: definir e analisar o perfil epidemiológico da tuberculose nas microrregiões do Tocantins. Métodos: estudo epidemiológico retrospectivo descritivo, baseado em dados disponíveis no Departamento de Informação e Informática do Sistema Único de Saúde-DATASUS/Tabnet e no Sistema IBGE de Recuperação Automática-SIDRA. Calculou-se a média e o desvio padrão de incidência de determinada região, de 2012 a 2021, bem como a taxa de cura, a proporção de abandono e o coeficiente médio de mortalidade. Resultados: o desvio padrão observado em quatro das oito microrregiões revelou significativa discrepância nas incidências anuais. A média de incidência e da taxa de cura em todas as microrregiões do Tocantins foram superiores à nacional, enquanto a proporção de abandono e o coeficiente médio de mortalidade, inferiores. Conclusão: identificou-se importante discrepância entre as médias de incidência, sugerindo que não há uma implementação bem distribuída e contínua de ações de saúde voltadas à tuberculose nas microrregiões do estado.
Copyright (c) 2023 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.