Associação de transtornos alimentares e imagem corporal em estudantes de medicina durante a pandemia de COVID-19
Resumo
O estudo objetivou analisar a associação de Transtornos Alimentares (TAs) e imagem corporal, durante a pandemia de Covid-19, em universitários do curso de Medicina de Montes Claros – MG. Trata-se de estudo epidemiológico de caráter analítico, quantitativo e transversal desenvolvido em instituições públicas e privadas. Utilizou-se o Teste de Atitudes Alimentares – 26 (EAT – 26) para identificação de sintomas de TAs, a Escala de Silhueta para Adultos para a avaliação da satisfação com a imagem corporal e um questionário contendo variáveis sociodemográficas. A associação entre as variáveis estudadas e a prevalência de TAs foi verificada por análise bivariada seguida de regressão de Poisson com variância robusta. Esse estudo demonstrou uma elevada prevalência de sintomas de TAs (30,4%) e de insatisfação com a imagem corporal (85,4%), entre os estudantes. Os TAs foram mais prevalentes entre os do sexo feminino (RP=1,65) e aqueles insatisfeitos com a imagem corporal (RP=4,18). Com base nos fatores associados evidenciados nesse estudo, os gestores poderão adotar ações de prevenção e intervenção com foco direcionado às características dos estudantes que possam desenvolver TAs, a fim de prevenir esses problemas de saúde, possibilitando melhor qualidade de vida para esses estudantes e futuros profissionais de saúde.
Palavras-chave: Transtornos da Alimentação. Imagem Corporal. Estudantes de Medicina.
Copyright (c) 2024 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.