Herpes zoster oticus: Síndrome de Ramsay Hunt. Relato de experiência.

  • Dario Silva da Silva Júnior Faculdade de Medicina - Unirg
  • Karla Souza da Costa Faculdade de Medicina - Unirg
  • Katiucia Tavares Fernandes Faculdade de Medicina - Unirg
  • Dario Silva da Silva Faculdade de Medicina - União Educacional do Planalto Central.
  • Marcos Antônio Ducas Médico pela Universidade Federal de Alagoas, Cirurgião Geral. Pós-graduado em Administração Hospitalar.
  • Juliana Lemos Schneid Professora Assitente I do Centro Universitário UNIRG

Resumo

Introdução: a Síndrome de Ramsay Hunt típica caracteriza-se por paralisia facial periférica associada a erupções vesiculosas sob base eritematosa no pavilhão auricular ou cavidade bucal. É causada pela reativação do Vírus do Herpes Zoster no gânglio geniculado, com uma ocorrência maior em idosos ou imunodeprimidos. Objetivo: evidenciar as características clínicas de um caso atípico da Síndrome de Ramsay Hunt. Métodos: realizou-se um relato de caso sobre um atendimento de uma paciente do sexo feminino, 45 anos, em tratamento para doença vascular periférica há um ano, que deu entrada em Pronto-Socorro com intensa cefaleia hemicraniana direita, associada a lagoftalmia parcial do lado direito, apresentando neuroimagem nada digno de nota. A paciente foi medicada com analgésicos e permaneceu em observação, evoluindo a hemiparalisia facial direita em 24h, culminou após 72h com o surgimento de vesículas bolhosas e intensa dor em pavilhão auricular e conduto auditivo externo do lado direito. Resultado: o diagnóstico de Síndrome de Ramsay Hunt foi confirmado após as erupções cutâneas e o tratamento realizado com Valaciclovir, Prednisona, associado com tratamento adjuvante com colírio lubrificante e analgésicos. Considerações Finais: no caso relatado houve acometimento do nervo facial, VII par craniano, o que está bem documentado na literatura como um nervo comumente envolvido. Contudo, na maioria dos casos, as vesículas antecedem a paralisia facial, o que torna esse caso atípico, em que as erupções cutâneas evoluíram posteriormente à paralisa facial, sendo considerável e digno de publicação como uma variável menos comum da clássica Síndrome de Ramsay Hunt.

Biografia do Autor

Dario Silva da Silva Júnior, Faculdade de Medicina - Unirg
Acadêmico do curso de medicina do Centro Universitário UNIRG
Karla Souza da Costa, Faculdade de Medicina - Unirg
Acadêmica do curso de medicina do Centro Universitário UNIRG
Katiucia Tavares Fernandes, Faculdade de Medicina - Unirg
Acadêmica do curso de medicina do Centro Universitário UNIRG
Dario Silva da Silva, Faculdade de Medicina - União Educacional do Planalto Central.

Acadêmico do Curso de Medicina das Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central FACIPLAC – DF

Marcos Antônio Ducas, Médico pela Universidade Federal de Alagoas, Cirurgião Geral. Pós-graduado em Administração Hospitalar.

Médico pela Universidade Federal de Alagoas. Cirurgião geral. Pós-graduado em administração hospitalar pela UNIVAR.

Juliana Lemos Schneid, Professora Assitente I do Centro Universitário UNIRG
Enfermeira pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel, Especialista em Saúde Coletiva em Educação e Saúde pela Universidade de Brasília - UnB, Professora Assistente I do Centro Universitário UNIRG
Publicado
2016-05-05