Desenvolvimento Socioemocional e Protagonismo Juvenil no contexto do Acolhimento Institucional: um relato de experiência
Resumo
O presente relato de experiência apresenta uma intervenção socioeducativa realizada com adolescentes em situação de acolhimento institucional na Casa Criança Cidadã, em Gurupi (TO), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Social da UnirG. A ação teve como objetivo promover o desenvolvimento socioemocional e o protagonismo juvenil, por meio de oficinas mediadas pelos filmes divertidamente 1 e divertidamente 2, culminando na criação do Mural das Emoções e do Pote das Emoções como instrumentos permanentes de mediação emocional. A metodologia adotou abordagem participativa, dialógica e interdisciplinar, fundamentada na pedagogia freireana e na educação social. Os resultados indicaram avanços na expressão e regulação emocional, fortalecimento dos vínculos e reconhecimento do protagonismo dos adolescentes. Constatou-se também a importância da continuidade de ações que integrem a dimensão emocional às práticas educativas em instituições de acolhimento.
Palavras-chave: educação social; intervenção socioeducativa; acolhimento institucional; competências socioemocionais; protagonismo juvenil.
Copyright (c) 2026 REVISTA CEREUS

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.