Análise do estado vacinal e dos registros de imunização de escolares dos primeiros anos do ensino fundamental
Resumo
Objetivou-se investigar o estado vacinal e os registros de imunização de crianças matriculadas nos primeiros, segundos e terceiros anos do ensino fundamental, de escolas municipais de Palmas (TO). Trata-se de um estudo de campo, transversal, com abordagem quantitativa. Foram avaliados 205 cartões de vacinação de estudantes com representatividade de todas as regiões da cidade, entre outubro de 2020 e abril de 2021. Dos cartões analisados, 46,34% foram de estudantes do sexo feminino, com idade entre 71 meses e 116 meses; 82,44% apresentaram situação vacinal atualizada e 8,29% dos cartões não constavam a anotação da data do retorno para receber a dose subsequente de vacina. O reforço da varicela destacou-se entre as doses não administradas (95) e o reforço contra Febre Amarela com o maior número de doses em atraso (27), considerando a idade das crianças e as vacinas que ainda poderiam ser administradas, seguindo o calendário nacional de vacinação. Os achados apontam para situação vacinal abaixo da meta estabelecida pelo Programa Nacional de Imunização, requerendo intervenção no cenário a fim de evitar que doenças já controladas voltem a impactar a saúde das crianças.
Copyright (c) 2021 REVISTA CEREUS
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.