Subsídios para assistência de enfermagem e ações de educação em saúde: Análise do perfil epidemiológico dos pacientes diagnosticados com Tuberculose em Araguaína-TO no período de 2016 a 2022.

  • Nathália Thaís Santos Andrade Universidade Federal Norte do Tocantins
  • Marceli Diana Helfenstein Albeirice Da Rocha Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins.

Resumo

A Tuberculose é considerada uma patologia infectocontagiosa, provocada pelo Mycobacterium tuberculosis. A transmissão se dá através de um indivíduo com a forma mais contagiosa da TB, a pulmonar. O diagnóstico é feito através da história clínica, exame físico, exames, baciloscopia e teste rápido. Em relação ao tratamento, para iniciá-lo é necessária a realização de exames com a finalidade de que se possa conter o envolvente de bacilo resistente ao esquema do tratamento. Em 2017 foi criado o Plano Nacional para Fim da Tuberculose como Problema de Saúde Pública, que foi planejado pelo Ministério da Saúde com a ideia de pôr em prática a erradicação da Tuberculose. Um dos fatores que provocaram a dificuldade da eliminação da TB são as barreiras que a população enfrenta para acessar os serviços de saúde. Isso retarda o diagnóstico e o tratamento correto da doença. O estudo tem como tema: “Perfil epidemiológico dos pacientes acometidos por tuberculose em Araguaína-TO no período de 2016 a 2022: Subsídios para assistência de Enfermagem e ações de educação em saúde”. Estudos epidemiológicos são fundamentais pois fornecem informações sobre incidência, prevalência e distribuição de doenças em determinada população, sendo necessários para a compreensão das necessidades de saúde das comunidades.

Biografia do Autor

Marceli Diana Helfenstein Albeirice Da Rocha, Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado
2023-12-22
Como Citar
Santos Andrade, N. T., & Marceli Diana Helfenstein Albeirice Da Rocha. (2023). Subsídios para assistência de enfermagem e ações de educação em saúde: Análise do perfil epidemiológico dos pacientes diagnosticados com Tuberculose em Araguaína-TO no período de 2016 a 2022. REVISTA CEREUS, 15(4), 169-183. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/4420
Seção
Artigos