Subsídios para assistência de enfermagem e ações de educação em saúde: Análise do perfil epidemiológico dos pacientes diagnosticados com Tuberculose em Araguaína-TO no período de 2016 a 2022.
Resumo
A Tuberculose é considerada uma patologia infectocontagiosa, provocada pelo Mycobacterium tuberculosis. A transmissão se dá através de um indivíduo com a forma mais contagiosa da TB, a pulmonar. O diagnóstico é feito através da história clínica, exame físico, exames, baciloscopia e teste rápido. Em relação ao tratamento, para iniciá-lo é necessária a realização de exames com a finalidade de que se possa conter o envolvente de bacilo resistente ao esquema do tratamento. Em 2017 foi criado o Plano Nacional para Fim da Tuberculose como Problema de Saúde Pública, que foi planejado pelo Ministério da Saúde com a ideia de pôr em prática a erradicação da Tuberculose. Um dos fatores que provocaram a dificuldade da eliminação da TB são as barreiras que a população enfrenta para acessar os serviços de saúde. Isso retarda o diagnóstico e o tratamento correto da doença. O estudo tem como tema: “Perfil epidemiológico dos pacientes acometidos por tuberculose em Araguaína-TO no período de 2016 a 2022: Subsídios para assistência de Enfermagem e ações de educação em saúde”. Estudos epidemiológicos são fundamentais pois fornecem informações sobre incidência, prevalência e distribuição de doenças em determinada população, sendo necessários para a compreensão das necessidades de saúde das comunidades.
Copyright (c) 2023 REVISTA CEREUS
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.