Modelo de Gestão do Conhecimento para Organizações de Educação Profissional e Tecnológica: versão conceitual

  • Cintia Almeida da Silva Santos Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Instituto Federal de São Paulo
  • Wanda Aparecida Machado Hoffmann Universidade Federal de São Carlos

Resumo

A pesquisa propõe apresentar um modelo conceitual de gestão do conhecimento para organizações de educação profissional e tecnológica. Optou-se por uma investigação exploratória descritiva em que se destaca: 1) Revisão de literatura sobre a gestão do conhecimento nas organizações de educação profissional e tecnológica; 2) Revisão de literatura comparativa de seis modelos de gestão do conhecimento;3) Pesquisa empírica: aplicação de questionário aos gestores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Os resultados apresentam: 1) a gestão do conhecimento no âmbito da educação profissional e tecnológica possui especificidades, pois se refere ao conhecimento público e a formação do cidadão; 2) Os gestores consideram importante a proposição de um modelo de gestão do conhecimento. Deste modo, considera-se que a proposta do modelo conceitual elaborado fortalece e identifica as especificidades das instituições em educação profissional e tecnológica.

Biografia do Autor

Cintia Almeida da Silva Santos, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Instituto Federal de São Paulo
Doutora do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFSCar. Bibliotecária-Documentalista do IFSP
Wanda Aparecida Machado Hoffmann, Universidade Federal de São Carlos
Docente do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos.
Publicado
2018-12-29
Como Citar
Santos, C. A. da S., & Machado Hoffmann, W. A. (2018). Modelo de Gestão do Conhecimento para Organizações de Educação Profissional e Tecnológica: versão conceitual. REVISTA CEREUS, 10(4), 28-44. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/1920
Seção
Artigos