A ideologia gerencialista da mídia Mainstream na abordagem do conflito nas organizações:Uma análise das revistas populares de negócios

  • Julice Salvagni UFRGS
  • Renato Colomby IFPR
  • Vinicius Henrique Wazlawik UFRGS

Abstract

The article aims to analyze the way popular business magazines approach the topic of interpersonal conflict within organizations in the light of managerialism. For this, we opted for a documentary research that examined the 2017 editions of three of the main popular business magazines on the national scene: Exame Magazine, Harvard Business Review Brasil Magazine and Você S/A Magazine, whose data were analyzed using a technique of speech analysis. As main results, it is highlighted that the magazines approach the issue of interpersonal conflict in two ways: i) managerial, as they understand it as an opportunity to provide results with a strict focus on organizational productivity and economic performance; and, still, ii) superficial, since it is omitting the existence of conflicts as a possibility for the worker to manifest against the domination exercised by the organizations. Thus, when portraying conflicts, deceptive devices are used, such as legitimizing agents and ready-made recipes to deal with situations.

Author Biographies

Julice Salvagni, UFRGS

Mãe do Ian (2019). Professora Adjunto no Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na área de Estudos Organizacionais. Credenciada no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora em Sociologia (UFRGS/CAPES - 2012). Mestre em Ciências Sociais (Unisinos- 2011) e Psicóloga (Unisinos- 2007). Atuou como psicóloga clínica e do trabalho. Tem experiência como professora nos cursos de Pós-Graduação da Faculdade São Judas Tadeu e UniRitter - Laureate International Universities.

Renato Colomby, IFPR

Doutor e Mestre em Administração na área de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA - UFRGS). Especialista em Educação para o Ensino Superior e EAD. Possui graduação concluída em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e graduação em andamento no curso de Psicologia. É Professor no Colegiado de Administração e responsável pela Seção Pedagógica e de Assuntos Estudantis do Instituto Federal do Paraná (IFPR) no Campus Palmas. Além de ser Líder do Grupo de Pesquisa NEPT - Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Organizações e Pessoas, também é integrante do Observatório Internacional de Carreira - OIC e do GINEIT (Grupo Interdisciplinar de Estudos da Inovação e do Trabalho), ambos vinculados ao PPGA/EA/UFRGS. Atualmente, é líder do Tema Trabalho, Organizações e Subjetividade na área de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho da ANPAD (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração) e também no SemeAd (Seminários em Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo) em Temas Emergentes e Modismos em Gestão de Pessoas. Como pesquisador, dedica-se aos temas, que observam às seguintes ênfases: i) polissemia do trabalho; ii) histórias de vida e trajetórias profissionais; iii) diversidade, marcadores sociais da diferença, direitos fundamentais e políticas públicas; iv) gestão de pessoas e relações de trabalho. 

Vinicius Henrique Wazlawik, UFRGS

Graduado em Administração pela UFRGS.

Published
2022-10-19
How to Cite
Salvagni, J., Colomby, R., & Wazlawik, V. H. (2022). A ideologia gerencialista da mídia Mainstream na abordagem do conflito nas organizações:Uma análise das revistas populares de negócios. REVISTA CEREUS, 14(3), 2-17. Retrieved from http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/3767