A ideologia gerencialista da mídia Mainstream na abordagem do conflito nas organizações:Uma análise das revistas populares de negócios

  • Julice Salvagni UFRGS
  • Renato Colomby IFPR
  • Vinicius Henrique Wazlawik UFRGS

Resumen

El artículo tiene como objetivo analizar la forma en que las revistas populares de negocios abordan el tema del conflicto interpersonal dentro de las organizaciones a la luz del gerencialismo. Para ello, optamos por una investigación documental que examinó las ediciones de 2017 de tres de las principales revistas de negocios populares del panorama nacional: Revista Exame, Revista Harvard Business Review Brasil y Revista Você S/A, cuyos datos fueron analizados mediante una técnica de análisis del habla Como principales resultados, se destaca que las revistas abordan el tema del conflicto interpersonal de dos formas: i) gerencialista, en tanto lo entienden como una oportunidad para brindar resultados con un enfoque estricto en la productividad organizacional y el desempeño económico; y, aún, ii) superficial, ya que está omitiendo la existencia de conflictos como posibilidad para que el trabajador se manifieste contra la dominación que ejercen las organizaciones. Así, a la hora de retratar los conflictos se utilizan artificios engañosos, como agentes legitimadores y recetas preparadas para afrontar situaciones.

Biografía del autor/a

Julice Salvagni, UFRGS

Mãe do Ian (2019). Professora Adjunto no Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na área de Estudos Organizacionais. Credenciada no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora em Sociologia (UFRGS/CAPES - 2012). Mestre em Ciências Sociais (Unisinos- 2011) e Psicóloga (Unisinos- 2007). Atuou como psicóloga clínica e do trabalho. Tem experiência como professora nos cursos de Pós-Graduação da Faculdade São Judas Tadeu e UniRitter - Laureate International Universities.

Renato Colomby, IFPR

Doutor e Mestre em Administração na área de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA - UFRGS). Especialista em Educação para o Ensino Superior e EAD. Possui graduação concluída em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e graduação em andamento no curso de Psicologia. É Professor no Colegiado de Administração e responsável pela Seção Pedagógica e de Assuntos Estudantis do Instituto Federal do Paraná (IFPR) no Campus Palmas. Além de ser Líder do Grupo de Pesquisa NEPT - Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Organizações e Pessoas, também é integrante do Observatório Internacional de Carreira - OIC e do GINEIT (Grupo Interdisciplinar de Estudos da Inovação e do Trabalho), ambos vinculados ao PPGA/EA/UFRGS. Atualmente, é líder do Tema Trabalho, Organizações e Subjetividade na área de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho da ANPAD (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração) e também no SemeAd (Seminários em Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo) em Temas Emergentes e Modismos em Gestão de Pessoas. Como pesquisador, dedica-se aos temas, que observam às seguintes ênfases: i) polissemia do trabalho; ii) histórias de vida e trajetórias profissionais; iii) diversidade, marcadores sociais da diferença, direitos fundamentais e políticas públicas; iv) gestão de pessoas e relações de trabalho. 

Vinicius Henrique Wazlawik, UFRGS

Graduado em Administração pela UFRGS.

Publicado
2022-10-19
Cómo citar
Salvagni, J., Colomby, R., & Wazlawik, V. H. (2022). A ideologia gerencialista da mídia Mainstream na abordagem do conflito nas organizações:Uma análise das revistas populares de negócios. REVISTA CEREUS, 14(3), 2-17. Recuperado a partir de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/3767