A SOCIEDADE DE CONSUMO NUMA PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA
Abstract
Este artigo tem como objetivo apresentar o pensamento dos sociólogos contemporâneos Pierre Bourdieu e Nestor Garcia Canclini sobre a questão do consumo no contexto das classes sociais para compreender como essa estratificação pode influenciar no comportamento de consumo. Embora seus olhares reflitam realidades distintas, acreditam-se representativos de um comportamento generalizado, tendo em vista a globalização da cultura de consumo. Entendendo o conceito de consumo como um conjunto de processos socioculturais relacionados à assimilação subjetiva e apropriação de artigos e produtos, buscou-se traçar uma análise diante do contexto teórico e histórica entre as teorias mais relevantes a respeito do assunto, enfatizando proposições atentas aos efeitos subjetivos advindos da denominada sociedade de consumo. Pretende-se destacar a importância da continuidade das pesquisas sobre dado tema, levando em conta suas diversas faces como a econômica, a cultural, a social, a histórica e suas possíveis subjetividades em trânsito nos espaços do cotidiano dos indivíduos.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.