A SOCIEDADE DE CONSUMO NUMA PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA

  • Ana Daisy Araújo Zagallo Universidade Federal do Tocantins

Resumen

Este artigo tem como objetivo apresentar o pensamento dos sociólogos contemporâneos Pierre Bourdieu e Nestor Garcia Canclini sobre a questão do consumo no contexto das classes sociais para compreender como essa estratificação pode influenciar no comportamento de consumo. Embora seus olhares reflitam realidades distintas, acreditam-se representativos de um comportamento generalizado, tendo em vista a globalização da cultura de consumo. Entendendo o conceito de consumo como um conjunto de processos socioculturais relacionados à assimilação subjetiva e apropriação de artigos e produtos, buscou-se traçar uma análise diante do contexto teórico e histórica entre as teorias mais relevantes a respeito do assunto, enfatizando proposições atentas aos efeitos subjetivos advindos da denominada sociedade de consumo. Pretende-se destacar a importância da continuidade das pesquisas sobre dado tema, levando em conta suas diversas faces como a econômica, a cultural, a social, a histórica e suas possíveis subjetividades em trânsito nos espaços do cotidiano dos indivíduos.

Biografía del autor/a

Ana Daisy Araújo Zagallo, Universidade Federal do Tocantins

Mestra em Comunicação (Mídia e Cultura); professora assistente da área de Gestão e Negócios da Universidade Federal do Tocantins.

Publicado
2013-09-03
Cómo citar
Zagallo, A. D. A. (2013). A SOCIEDADE DE CONSUMO NUMA PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA. REVISTA CEREUS, 5(2), 88-99. Recuperado a partir de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/437
Sección
Artigos