Contribuições da medicina translacional para a formação médica: uma revisão integrativa
Abstract
Objetivou-se identificar as contribuições da medicina translacional para a formação médica na atualidade. Foi adotado o método de Revisão Integrativa da Literatura. A busca na Publisher Medline, Biblioteca Virtual em Saúde e Scientific Electronic Library Online, foi efetivada pelo uso dos Descritores em Ciências da Saúde "translational medicine" AND “undergraduate medical education”. A partir dos critérios de elegibilidade foram pré-selecionados 153 estudos e a amostra final se constituiu de seis documentos publicados entre os anos de 2015 e 2024. Todos os estudos selecionados estavam no idioma inglês, o ano de 2015 apresentou o maior número de publicações e a pesquisa qualitativa foi o método mais utilizado. Com relação a contribuição educacional da MT na formação médica, observou-se que o desenvolvimento de habilidades acadêmicas esteve presente em quatro dos estudos selecionados. Além disso, o aumento do interesse em pesquisa e investigação, do trabalho em equipe e de motivação para produção científica também receberam destaque entre as contribuições identificadas. Conclui-se, portanto, que a implementação da MT na educação médica evidencia resultados indubitavelmente positivos na formação dos futuros profissionais médicos.
Copyright (c) 2024 REVISTA CEREUS
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.