Contribuições da medicina translacional para a formação médica: uma revisão integrativa
Resumen
Objetivou-se identificar as contribuições da medicina translacional para a formação médica na atualidade. Foi adotado o método de Revisão Integrativa da Literatura. A busca na Publisher Medline, Biblioteca Virtual em Saúde e Scientific Electronic Library Online, foi efetivada pelo uso dos Descritores em Ciências da Saúde "translational medicine" AND “undergraduate medical education”. A partir dos critérios de elegibilidade foram pré-selecionados 153 estudos e a amostra final se constituiu de seis documentos publicados entre os anos de 2015 e 2024. Todos os estudos selecionados estavam no idioma inglês, o ano de 2015 apresentou o maior número de publicações e a pesquisa qualitativa foi o método mais utilizado. Com relação a contribuição educacional da MT na formação médica, observou-se que o desenvolvimento de habilidades acadêmicas esteve presente em quatro dos estudos selecionados. Além disso, o aumento do interesse em pesquisa e investigação, do trabalho em equipe e de motivação para produção científica também receberam destaque entre as contribuições identificadas. Conclui-se, portanto, que a implementação da MT na educação médica evidencia resultados indubitavelmente positivos na formação dos futuros profissionais médicos.
Derechos de autor 2024 REVISTA CEREUS
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.