Ergonomia do trabalho em profissionais da área da saúde

Resumo

Objetivo: Avaliar as situações ergonômicas de profissionais da área da saúde em laboratórios das cidades do Itacarambi - MG e Montes Claros – MG. Materiais e métodos: Trata de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa e transversal que avaliou 19 profissionais dos laboratórios de análises clinicas, entre os meses de setembro e outubro de 2022, foi utilizado como instrumento um questionário criado pelos pesquisadores para avaliar as principais queixas dos funcionários. Além disso, foram utilizados alguns instrumentos como Simetrógrafo, Escala Visual Analógica (EVA), e o Check-List. Resultados: Houve um predomínio do sexo feminino, com idades entre 23 a 64 anos, onde 52,6% realizam atividade física, e apresentam queixa de dor cervical, dor nas pernas e também cansaço físico. Os riscos se mostram presentes, devido a quantidade de tempo onde os funcionários realizam suas atividades na postura sentado alternando para postura de pé assim gerando sobrecarga nas estruturas musculoesqueléticas. Conclusão: Mesmo que apresentando uma boa condição biomecânica, é necessário atentar-se sobre uma adequação nos postos de trabalho para evitar futuras disfunções osteomusculares, diminuição da fadiga, e dos afastamentos dos postos de trabalho.

Biografia do Autor

Alexia Gonçalves Cardoso, Centro Universitário Funorte

Acadêmica do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Funorte, Montes Claros, MG, Brasil.

Flavio Raniery Braz de Oliveira, Centro Universitário Funorte

Acadêmico do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Funorte, Montes Claros, MG, Brasil.

Jomar Luiz Santos de Almeida, Centro Universitário Funorte

Mestre em Avaliação nas Atividades Físicas e Desportivas pela Universidade de Trás-os- Montes e Alto Douro Portugal. Docente no curso de Fisioterapia do Centro Universitário Funorte, Montes Claros, MG, Brasil.

Publicado
2023-04-23
Como Citar
Soares, W. D., Cardoso, A. G., Oliveira, F. R. B. de, & Almeida, J. L. S. de. (2023). Ergonomia do trabalho em profissionais da área da saúde . REVISTA CEREUS, 15(1), 49-59. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/4035
Seção
Artigos