Avaliação da condição dentária de pré-escolares: uma análise transversal pela hipomineralização em segundos molares decíduos

  • Marlon Brendo da Silva Benigno Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Marla Andréia Garcia de Avila Unesp
  • Hélio Rubens de Carvalho Nunes Unesp
  • Juliana Bastoni da Silva UFT

Resumen

Um assunto de crescente interesse para a odontologia baseada em evidência refere-se aos quadros de defeitos de desenvolvimento de esmalte, exemplificados pela hipomineralização nos segundos molares decíduos. Neste sentido, o presente trabalho propôs-se estudar a prevalência desta condição em pré-escolares de cinco anos completos matriculados na rede pública e urbana de ensino do município de Porto Nacional – Tocantins. Para análise das coroas dentárias, utilizou-se índice validado para localização de segundos molares decíduos com opacidades demarcadas de bordas claras e esmalte com espessura saudável. Assim, foram avaliados 448 pré-escolares (51,6% do sexo feminino e 67,2% declarados pardos). A condição estudada esteve presente em 38 crianças (8,48%). Afirma-se, portanto, a necessidade de estudos longitudinais para a avaliação de causas e efeitos sobre a condição estudada nesta população.

Publicado
2024-03-26
Cómo citar
da Silva Benigno, M. B., Garcia de Avila, M. A., Rubens de Carvalho Nunes, H., & Bastoni da Silva, J. (2024). Avaliação da condição dentária de pré-escolares: uma análise transversal pela hipomineralização em segundos molares decíduos . REVISTA CEREUS, 16(1), 378-385. Recuperado a partir de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/4626