Avaliação da condição dentária de pré-escolares: uma análise transversal pela hipomineralização em segundos molares decíduos
Resumen
Um assunto de crescente interesse para a odontologia baseada em evidência refere-se aos quadros de defeitos de desenvolvimento de esmalte, exemplificados pela hipomineralização nos segundos molares decíduos. Neste sentido, o presente trabalho propôs-se estudar a prevalência desta condição em pré-escolares de cinco anos completos matriculados na rede pública e urbana de ensino do município de Porto Nacional – Tocantins. Para análise das coroas dentárias, utilizou-se índice validado para localização de segundos molares decíduos com opacidades demarcadas de bordas claras e esmalte com espessura saudável. Assim, foram avaliados 448 pré-escolares (51,6% do sexo feminino e 67,2% declarados pardos). A condição estudada esteve presente em 38 crianças (8,48%). Afirma-se, portanto, a necessidade de estudos longitudinais para a avaliação de causas e efeitos sobre a condição estudada nesta população.
Derechos de autor 2024 REVISTA CEREUS
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.