Associação entre o afastamento do trabalho pelo trabalhador como tratamento de LER/DORT e incapacidade física

Resumen

As Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são preocupações constantes na área de saúde ocupacional devido à sobrecarga funcional. O afastamento do trabalho visa melhorar a saúde dos trabalhadores diagnosticados com LER/DORT. Porém, existem fatores que interferem na evolução favorável deste processo, como momento adequado para o afastamento. O objetivo deste estudo foi verificar se o afastamento do trabalho está associado a maior chance de cura. Métodos: estudo observacional de caráter longitudinal, por meio da coleta de dados realizada a partir do Sistema de Informação de Agravos de Notificação no período de 2007 a 2021. Resultados: Por meio da Odds-Ratio pode-se compreender que aqueles indivíduos que melhoram com o afastamento do trabalho apresentam 85% mais chance de evoluir para a cura comparados aos indivíduos que pioram com o afastamento do trabalho. Conclusão: os resultados demonstram que aqueles indivíduos que melhoram com o afastamento do trabalho apresentam uma maior chance de evoluir com cura quando comparados aos indivíduos que pioram com o afastamento do trabalho. Entretanto, sua contribuição é questionável em razão da necessidade da inclusão de outros fatores determinantes para a evolução do paciente, os quais não estão presentes na análise do estudo.

Biografía del autor/a

Sarah Gabrielly Marques Stival, Faculdade de Ciências Médicas Afya Palmas

Acadêmica do curso de bacharel em Medicina.

Gean Carlos Tavares Pereira, Faculdade de Ciências Médicas Afya Palmas

Acadêmico do curso de Bacharel em Medicina.

Glaubhio Vicente Neres de Souza, Faculdade de Ciências Médicas Afya

Acadêmico do Curso de bacharel em Medicina.

Vinicius Lopes Nunes Gomes, Faculdade de Ciências Médicas Afya Palmas

Acadêmico do curso de bacharel em Medicina.

Tiago Veloso Neves, Secretaria Municipal de Saúde

Tiago Veloso Neves

Fisioterapeuta do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Municipal de Palmas, Secretaria Municipal de Saúde de Palmas.

Docente no Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC - Palmas)

Publicado
2024-07-09
Cómo citar
Stival, S. G. M., Pereira, G. C. T., Souza, G. V. N. de, Gomes, V. L. N., & Neves, T. V. (2024). Associação entre o afastamento do trabalho pelo trabalhador como tratamento de LER/DORT e incapacidade física. REVISTA CEREUS, 16(2), 322-332. Recuperado a partir de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/4814