Proposta de implementação de plano de gerenciamento De resíduos químicos em laboratórios de ensino no Norte do Tocantins
Resumen
A pesquisa em tela propôs descrever o contexto de gerenciamento de resíduos químicos nos laboratórios de Bioprocessos, Multididático e Análises Clínicas do Campus Araguaína do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), empregando através de um plano de ação, a ferramenta da qualidade 5S e o princípio 3R’s para a proposta inicial de elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Químicos (PGRQ), uma vez que o instituto não dispõe de tal documento. A proposta inicial do PGRQ auxiliou os laboratórios em sugestões de adequações e cumprimento de cada uma das etapas do plano, além de medidas que atendam o princípio 3R’s em relação aos resíduos químicos gerados nos espaços; por meio da utilização da ferramenta 5S os laboratórios tornaram-se ambientes organizados, limpos, seguros e visualmente agradáveis. Visto que, esta é uma pesquisa primária sobre a temática, espera-se que sirva como caminho para que a instituição discuta em ações futuras acerca do gerenciamento de resíduos químicos.
Palavras-chave: Educação Ambiental. Laboratório de ensino e pesquisa. Metodologia 5S. Resíduos perigosos.
Derechos de autor 2024 REVISTA CEREUS
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.