Comportamento suicida: perfil dos usuários de um Serviço Escola de Psicologia de uma Universidade do Sul do Tocantins nos últimos cinco anos
Resumen
Introdução: O suicídio continua sendo uma das principais causas de morte no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), constitui-se responsável por uma em cada 100 mortes. O Brasil ocupa o 8º lugar entre os países com os maiores índices de suicídio. O comportamento suicida pode ser definido por morte autoprovocada com evidências de que a pessoa pretendia morrer, de forma consciente e intencional. Objetivo: investigar o número de casos de tentativa/comportamento suicida atendidas num Serviço Escola de Psicologia de uma Universidade do sul do Tocantins nos últimos cinco anos. Metodologia: Tratou-se de uma pesquisa documental, de natureza quantitativa e descritiva, realizada no Serviço de Psicologia da Universidade de Gurupi-UnirG. Os documentos em questão foram fichas de cadastro e de triagem arquivados de usuários registrados neste serviço, sendo o público-alvo toda e qualquer pessoa que tenha apresentado a queixa suicida – seja ideação, planejamento ou histórico de tentativa – como justificativa principal de sua consulta entre os anos de 2019 a 2023. Resultados: com o desenvolvimento da pesquisa se teve como dados que o ano que mais ocorreram procura 2019, seguido de 2022 e 2023. O ano de 2020 devido ao Serviço Escola de Psicologia estar fechado por causa do Covid-19 o número de usuários se apresentou bem menos com esta queixa.
Derechos de autor 2024 REVISTA CEREUS
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.