ASPECTOS DE QUALIDADE E COMPOSIÇÃO CENTESIMAL DOS FRUTOS DE SYZYGIUM CUMINI (L.) SKEELS E SYZYGIUM PANICULATUM GAERTN

  • Renata Junqueira Pereira Universidade Federal do Tocantins
  • Maria das Graças Cardoso Universidade Federal de Lavras
  • Eduardo Valério de Barros Vilas Boas Universidade Federal de Lavras
  • Rodrigo Junqueira Pereira Universidade Federal do Mato Grosso

Resumo

O presente estudo teve como objetivo avaliar alguns parâmetros de qualidade e a composição centesimal dos frutos de duas espécies do Gênero Syzygium. A composição centesimal foi realizada conforme o método de Weende, com modificações. Os aspectos de qualidade dos frutos estudados foram: sólidos solúveis totais, acidez titulável total, açúcares solúveis totais, pH e pectinas total e solúvel. Os teores de umidade da polpa e da semente de ambas as espécies foram elevados, com extrato etéreo e proteína bruta apresentando baixos teores. No que se refere ao valor calórico, na espécie S. cumini (L.) Skeels foram encontradas 78,91 Kcal na polpa e 166,15 Kcal na semente, enquanto para S. paniculatum Gaertn. os valores encontrados foram 26,34 Kcal na polpa e 134,46 Kcal na semente. Os teores de cinzas foram diferentes entre as diferentes porções, das duas espécies. Os valores de acidez observados para as polpas de ambas as espécies podem sugerir a sua inclusão do jambolão no grupo dos alimentos ácidos. Para sólidos solúveis totais os valores observados em ambas as espécies foram três vezes maiores do que os relatados na literatura. Os teores de pectinas encontrados foram inferiores aos relatados na literatura. Podem-se, portanto, considerar esses frutos hipocalóricos e ricos em fibras, permitindo sua inclusão em dietas com restrições calóricas. Existe a necessidade de futuros estudos, no intuito de contribuir para a ampliação dos conhecimentos sobre a composição química e o valor nutricional dessa matéria-prima, visando sua inclusão na dieta usual e a elaboração de novas preparações.

Biografia do Autor

Renata Junqueira Pereira, Universidade Federal do Tocantins
Docente do Curso de Nutrição e dos Programas de Mestrado em Ciências da Saúde e Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal do Tocantins, Campus de Palmas.
Maria das Graças Cardoso, Universidade Federal de Lavras
Doutora, vinculada ao Departamento de Química da Universidade Federal de Lavras, MG.
Eduardo Valério de Barros Vilas Boas, Universidade Federal de Lavras
Doutor, vinculado ao Departamento de Ciência dos Alimentos da Universidade Federal de Lavras, MG.
Rodrigo Junqueira Pereira, Universidade Federal do Mato Grosso
Doutor, vinculado ao Departamento de Zootecnia da Universidade Federal do Mato Grosso, Campus de Rondonópolis.
Publicado
2015-04-30
Como Citar
Pereira, R. J., Cardoso, M. das G., Vilas Boas, E. V. de B., & Pereira, R. J. (2015). ASPECTOS DE QUALIDADE E COMPOSIÇÃO CENTESIMAL DOS FRUTOS DE SYZYGIUM CUMINI (L.) SKEELS E SYZYGIUM PANICULATUM GAERTN. REVISTA CEREUS, 7(1), 60-74. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/726