Conhecimento do público feminino sobre as estratégias nutricionais utilizadas no climatério

Resumo

Introdução: O climatério é uma longa fase na vida da mulher marcada pela baixa produção e alteração de hormônios que acarretam diversos sintomas podendo representar um ponto crítico na vida das mulheres. Objetivo: Verificar o conhecimento do público feminino sobre climatério e as estratégias nutricionais utilizadas. Métodos: Estudo transversal com abordagem quantitativa, realizado com mulheres de 19 a 65 anos, através da plataforma Google Forms, por meio de um questionário. A análise descritiva foi realizada no programa Stata® versão 16.0. Resultados: Das 109 mulheres entrevistadas, 85,32% tinham de 20 a 39 anos. Em relação ao conhecimento do climatério, 79,82% sabiam o significado do climatério, 50,46% sabiam identificar os sintomas do climatério e 72,48% relataram saber que as alternativas não farmacológicas podem auxiliar na melhoria dos sintomas do climatério. Com relação ao consumo de fitoestrógenos, 48,62% consumiam raramente alimentos ricos em isoflavonas e 56,88% consumiam diariamente alimentos ricos em coumestanos. Conclusão: Observa-se que as entrevistadas possuíam conhecimento sobre o significado do climatério e as estratégias utilizadas. Portanto, quanto maior a visibilidade desse tema e a elaboração de políticas públicas efetivas para promoção da saúde feminina nos diversos ciclos de vida, mais mulheres serão beneficiadas.

Palavras-chaves: Conhecimento. Climatério. Mulheres. Qualidade de vida.

Biografia do Autor

Isabella Fernanda Ferreira Pereira, Faculdade Santa Terezinha CEST

Estudante de nutrição, na Faculdade Santa Terezinha-CEST, apaixonada e entusiasmada pela ciência. Sempre em busca de conhecimento para somar na vida das pessoas.

Adriana Sousa Rêgo, Universidade Ceuma

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade de Fortaleza (1991), mestrado em Saúde Materno Infantil pela Universidade Federal do Maranhão (2006) e doutorado em SAÚDE COLETIVA pela Universidade Federal do Maranhão (2014). Atualmente é professor titular da Universidade Ceuma, membro do comitê de autoavaliação da Universidade Ceuma, núcleo docente estruturante da Universidade Ceuma, professor da Universidade Ceuma e professor titular da Universidade Ceuma. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: algias, estimulação elétrica, neurologia, artroplastia do quadril e fisioterapia.

Maria Tereza Silva de Medeiros, Faculdade Santa Terezinha CEST

Possui graduação em NUTRIÇÃO pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972). Coordenadora do Curso de Nutrição e Gastronomia da Faculdade Santa Terezinha - CEST, aposentada do Ministério da Saúde. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Nutrição clínica, também em Gestão Pública pelo Ministério da Saúde. Reconhecida pela Associação Brasileira de Nutrição - ASBRAN.

Allanne Pereira Araújo, Faculdade Santa Terezinha CEST

Nutricionista. Doutora em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Maranhão. Mestre em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Maranhão. Especialista em Saúde da Família pelo Universidade Estácio de Sá. Especialista em Nutrição Clínica com ênfase em Terapia Nutricional pelo GANEP Educação Continuada.

Gabrielle Vieira da SIlva Brasil, Faculdade Santa Terezinha CEST

Possui graduação em Nutrição pela Faculdade Santa Terezinha - CEST (2010) e mestrado em Saúde do Adulto e da Criança pela Universidade Federal do Maranhão (2018). Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Ceuma (2016). Atualmente é doutoranda em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO/UFMA) e pesquisador da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e supervisor pedagógico da Universidade Aberta do SUS - UFMA.

Elizângela França Teixeira, Faculdade Santa Terezinha CEST

Autora do livro - Boas Práticas de Manipulação de Alimentos: parcerias a caminho da qualidade (ISBN 978-3-330-75282-5). Autora do capitulo (26) do livro: Nutrição em foco: uma abordagem holística (DOI: 10.29327/511049 ISBN: 978-65-86072-02-0) .https://conhecimentolivre.org/downloads/nutricao-em-foco-uma-abordagem-holistica/ Graduada em Nutrição pela Universidade de Guarulhos (2005). Mestranda em Educação para Saúde pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Instituto Politécnico de Coimbra - Portugal. Especialista em Educação para Saúde pela Faculdade de Tecnologia de Alagoas. Especialista em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Maranhão. MBA em Gestão de Saúde e Sistemas Hospitalares pela Faculdade Atenas Maranhense. Atualmente é Supervisora de Estágio do Curso de Nutrição e docente das disciplinas de Planejamento e Gestão de Unidade de Alimentação e Nutrição e Higiene e Controle dos Alimentos da Faculdade Santa Terezinha - CEST. Profa. do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão.

Larissa Bandeira de Melo Muniz, Faculdade Santa Terezinnha CEST

Estudante do curso de nutrição da Faculdade Santa Terezinha CEST.

Janaina Maiana Abreu Barbosa, Faculdade Santa Terezinha CEST

Nutricionista. Doutora em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Mestre em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Especialista em Saúde da Família pela Universidade Estácio de Sá e em Nutrição Clinica com ênfase em Terapia Nutricional pelo GANEP.

Publicado
2023-04-23
Como Citar
Ferreira Pereira, I. F., Sousa Rêgo, A., Silva de Medeiros, M. T., Pereira Araújo, A., Vieira da SIlva Brasil, G., França Teixeira, E., Bandeira de Melo Muniz, L., & Abreu Barbosa, J. M. (2023). Conhecimento do público feminino sobre as estratégias nutricionais utilizadas no climatério. REVISTA CEREUS, 15(1), 225-238. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/4083
Seção
Artigos