O Enfermeiro da Atenção Primária no acompanhamento e tratamento da Hanseníase
Fernanda Alves de Oliveira, Nara Raquel do Amaral Magalhães, Raylane Rodrigues Alves Coelho, Claudia Christina Ribeiro Guimarães Neri de Magalhães, Halline Cardoso Jurema.
Resumen
A Hanseníase, é considerada um problema de saúde pública, por ser uma das doenças mais antigas que acomete a população mundial, e que ainda é incidente na atualidade, o que a coloca entre as doenças de notificação compulsória e investigação obrigatória. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa foi identificar a atuação do Enfermeiro da Atenção Primária à Saúde no acompanhamento e tratamento de pacientes com Hanseníase. Para a realização deste estudo adotou-se os procedimentos metodológicos descritos na literatura, a qual utiliza uma metodologia sistemática. A amostra final foi composta por 5 artigos, que tiveram como público-alvo Enfermeiros da Atenção Primária a Saúde. Nota-se que a atuação do Enfermeiro no acompanhamento e tratamento dos pacientes hansênicos, ainda apresenta algumas lacunas relacionadas à prevalência do método Biomédico no comportamento dos profissionais, onde a assistência do enfermeiro tem sido ofertada de forma mecanizada, não atentando-se às orientações ao cliente, o que no caso da hanseníase é fundamental, para o cumprimento de todas as dosagens estabelecidas na terapia farmacológica correspondente a forma clínica apresentada por cada cliente. Sugere-se que novos estudos sejam desenvolvidos, buscando frisar a questão das capacitações dos profissionais de enfermagem e a prevenção das deformidades que podem ocorrer nos casos mais graves.
Derechos de autor 2021 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.