O Enfermeiro da Atenção Primária no acompanhamento e tratamento da Hanseníase

Fernanda Alves de Oliveira, Nara Raquel do Amaral Magalhães, Raylane Rodrigues Alves Coelho, Claudia Christina Ribeiro Guimarães Neri de Magalhães, Halline Cardoso Jurema.

Resumo

A Hanseníase, é considerada um problema de saúde pública, por ser uma das doenças mais antigas que acomete a população mundial, e que ainda é incidente na atualidade, o que a coloca entre as doenças de notificação compulsória e investigação obrigatória. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa foi identificar a atuação do Enfermeiro da Atenção Primária à Saúde no acompanhamento e tratamento de pacientes com Hanseníase. Para a realização deste estudo adotou-se os procedimentos metodológicos descritos na literatura, a qual utiliza uma metodologia sistemática. A amostra final foi composta por 5 artigos, que tiveram como público-alvo Enfermeiros da Atenção Primária a Saúde. Nota-se que a atuação do Enfermeiro no acompanhamento e tratamento dos pacientes hansênicos, ainda apresenta algumas lacunas relacionadas à prevalência do método Biomédico no comportamento dos profissionais, onde a assistência do enfermeiro tem sido ofertada de forma mecanizada, não atentando-se às orientações ao cliente, o que no caso da hanseníase é fundamental, para o cumprimento de todas as dosagens estabelecidas na terapia farmacológica correspondente a forma clínica apresentada por cada cliente. Sugere-se que novos estudos sejam desenvolvidos, buscando frisar a questão das capacitações dos profissionais de enfermagem e a prevenção das deformidades que podem ocorrer nos casos mais graves.

Biografia do Autor

Fernanda Alves de Oliveira, Universidade de Gurupi

Acadêmica do curso de Enfermagem da Universidade de Gurupi – UNIRG.

Nara Raquel do Amaral Magalhães, Universidade de Gurupi

Acadêmica do curso de Enfermagem da Universidade de Gurupi – UNIRG.

Raylane Rodrigues Alves Ceolho, Universidade de Gurupi

Acadêmica do curso de Enfermagem da Universidade de Gurupi – UNIRG.

Claudia Christina Ribeiro Guimarães Neri de Magalhães, Universidade de Gurupi

Enfermeira. Mestra em Ciências da Saúde – UFT. Docente do curso de Enfermagem da Universidade de Gurupi – UNIRG.

Halline Cardoso Jurema, Centro Universitário Planalto do Distrito Federal – UNIPLAN

Enfermeira. Especialista em Ginecologia e Obstetrícia, pela– FAVENI. Docente do curso do Centro Universitário Planalto  do Distrito Federal – UNIPLAN.

Publicado
2021-09-13