A representação da beleza feminina nas mídias sociais: Padrões estéticos e impactos na autoestima
Leticia Rodrigues Vaz, Keilane Pereira Cardoso da Silva, Daniela Ponciano Oliveira.
Resumen
As mídias sociais desempenham um papel de formador de opinião, influenciando a sociedade através da disseminação de um conceito de beleza de forma padronizada, o que corrobora para a distorção da autoimagem, desencadeando um sofrimento psíquico que impacta na autoestima. Inclusive, o corpo feminino se destaca como principal alvo dos artifícios midiáticos. Diante disso, essa pesquisa teve como objetivo: evidenciar os impactos relacionados a forma como a beleza feminina é representada nas mídias sociais e, sua interferência na autoestima da mulher. O estudo caracteriza-se por uma pesquisa de revisão sistemática da literatura de caráter qualitativo. Os dados foram coletados no período de janeiro a agosto o ano de 2022, utilizando artigos publicados nos últimos 05 anos (2017 a 2022), em língua portuguesa, disponibilizados nas seguintes bases de dados: SciELO, PePSIC e Portal de Periódicos da CAPES. Os resultados dessa pesquisa mostram que a beleza feminina representada nas mídias sociais, deveras não engloba os diferentes tipos de corpos existentes, consequentemente, estabelece um padrão que desencadeia um sentimento de insatisfação com a autoimagem corporal capaz de causar sofrimento psíquico. Dessa forma, revelou-se, que entre as inúmeras consequências, grande índice está relacionado a diminuição da autoestima.
Derechos de autor 2022 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.