A representação da beleza feminina nas mídias sociais: Padrões estéticos e impactos na autoestima

Leticia Rodrigues Vaz, Keilane Pereira Cardoso da Silva, Daniela Ponciano Oliveira.

  • Leticia Rodrigues Vaz UnirG
  • ##Keilane Cardoso## Acadêmica do Curso de Psicologia – Universidade de Gurupi-UnirG.
  • Daniella Ponciano Oliveira Prof.ª Orientadora, Curso de Psicologia – Universidade de Gurupi-UnirG.

Resumo

As mídias sociais desempenham um papel de formador de opinião, influenciando a sociedade através da disseminação de um conceito de beleza de forma padronizada, o que corrobora para a distorção da autoimagem, desencadeando um sofrimento psíquico que impacta na autoestima. Inclusive, o corpo feminino se destaca como principal alvo dos artifícios midiáticos. Diante disso, essa pesquisa teve como objetivo: evidenciar os impactos relacionados a forma como a beleza feminina é representada nas mídias sociais e, sua interferência na autoestima da mulher. O estudo caracteriza-se por uma pesquisa de revisão sistemática da literatura de caráter qualitativo. Os dados foram coletados no período de janeiro a agosto o ano de 2022, utilizando artigos publicados nos últimos 05 anos (2017 a 2022), em língua portuguesa, disponibilizados nas seguintes bases de dados: SciELO, PePSIC e Portal de Periódicos da CAPES. Os resultados dessa pesquisa mostram que a beleza feminina representada nas mídias sociais, deveras não engloba os diferentes tipos de corpos existentes, consequentemente, estabelece um padrão que desencadeia um sentimento de insatisfação com a autoimagem corporal capaz de causar sofrimento psíquico. Dessa forma, revelou-se, que entre as inúmeras consequências, grande índice está relacionado a diminuição da autoestima.

Publicado
2022-12-01