Qualidade de vida em servidores técnico administrativos: um estudo em uma Universidade do sul do Tocantins

Andressa Saraiva Castilho, Ana Paula Bezerra Barbosa Vinicius Lopes Marinho, Jeann Bruno Ferreira da Silva.

Resumo

Introdução: De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) a qualidade de vida pode ser definida como “a percepção do indivíduo de” sua posição na vida, no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações’’ A qualidade de vida é uma preocupação progressiva na sociedade, e isso se deve a associação entre saúde e QV, sendo considerado até como termos sinônimos, porém este é um termo mais amplo que envolve não só saúde, mas também um bem-estar físico, mental e social. Objetivo: Investigar os a qualidade de vida de servidores técnico administrativos de uma universidade do Sul Tocantins. Metodologia: Tratou-se de uma pesquisa transversal de caráter quantitativa realizada com 61 servidores de uma Universidade do Sul do Tocantins, Brasil. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva e de acordo com o manual de correção do WHOQOL-bref, com dados apresentados em gráficos e tabelas. Resultados:  Em se tratando dos escores de qualidade de vida, o maior domínio foi o das relações socias e o menor o domínio ambiental.  Considerações finais: Os servidores avaliam sua qualidade de vida de forma positiva, no entanto possuem alguma alteração na avaliação no ambiente de trabalho, o que pode influenciar sua qualidade de vida.

Palavras-chave: Qualidade de vida; servidores; administrativos; universidade

Biografia do Autor

Jeann Bruno Ferreira da Silva, Universidade UNIRG, Brasil

Doutorando em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins - UFT; Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Tocantins - UFT; Pós-Graduado em Saúde Mental pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Marabá - FACIMAB; Pós-graduado em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Marabá - FACIMAB; Possui Graduação em Psicologia pelo Centro Universitário UnirG; Atualmente exerce carreira docente como Professor Assistente nos cursos de Psicologia e Medicina da Universidade de Gurupi - UnirG; Atua como Psicólogo Clínico no atendimento à jovens e adultos. Tem experiência na área de Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Mental do Trabalhador e Promoção de Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia Clínica, Saúde Mental, Psicologia do Trabalho, Psicologia da Saúde, Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas de Saúde.

Vinícius Lopes Marinho, Universidade de Gurupi

Psicólogo, Doutor em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari-UNIVATES.Mestre em Ciências da  Saúde pela Universidade Federal do Tocantins. Docente dos cursos de Psicologia e Odontologia da Universidade de Gurupi-UNIRG.

Andressa Saraiva Castilho, Universidade de Gurupi

Acadêmica do curso de Psicologia, Universidade de Gurupi - UnirG.

Ana Paula Bezerra Barbosa, Universidade de Gurupi - UnirG

Enfermeira, acadêmica do curso de medicina. Universidade de Gurupi - UnirG.

Publicado
2023-03-16