Qualidade de vida em servidores técnico administrativos: um estudo em uma Universidade do sul do Tocantins
Andressa Saraiva Castilho, Ana Paula Bezerra Barbosa Vinicius Lopes Marinho, Jeann Bruno Ferreira da Silva.
Resumo
Introdução: De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) a qualidade de vida pode ser definida como “a percepção do indivíduo de” sua posição na vida, no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações’’ A qualidade de vida é uma preocupação progressiva na sociedade, e isso se deve a associação entre saúde e QV, sendo considerado até como termos sinônimos, porém este é um termo mais amplo que envolve não só saúde, mas também um bem-estar físico, mental e social. Objetivo: Investigar os a qualidade de vida de servidores técnico administrativos de uma universidade do Sul Tocantins. Metodologia: Tratou-se de uma pesquisa transversal de caráter quantitativa realizada com 61 servidores de uma Universidade do Sul do Tocantins, Brasil. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva e de acordo com o manual de correção do WHOQOL-bref, com dados apresentados em gráficos e tabelas. Resultados: Em se tratando dos escores de qualidade de vida, o maior domínio foi o das relações socias e o menor o domínio ambiental. Considerações finais: Os servidores avaliam sua qualidade de vida de forma positiva, no entanto possuem alguma alteração na avaliação no ambiente de trabalho, o que pode influenciar sua qualidade de vida.
Palavras-chave: Qualidade de vida; servidores; administrativos; universidade
Copyright (c) 2023 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.