Perfil das queixas técnicas e reações adversas relacionadas aos equipos no Brasil, 2018-2022: estudo descritivo

Fabrícia Tesolin Rodrigues, Sara Esther Freitas Ribeiro Marques, Geovan Ribeiro de Lima, Claudia Aparecida Godoy Rocha

Resumo

Com a alta taxa de problemas referente ao produto para a saúde (equipo), cria-se uma probabilidade de aumento de números de casos de eventos adversos e obstáculo referente à saúde do cliente. A pesquisa tem como objetivo realizar análise exploratória das queixas técnicas e reações adversas relacionadas aos equipos no Brasil, no período de 2018-2022. Trata-se de estudo descritivo, retrospectivo sobre  os  dados  de Queixas Técnica (QT) e Eventos Adversos (EA) obtidos  do Sistema  de  Informações (Notivisa) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária em Março de 2023. Ocorreram 6078 notificações relacionadas à equipos, sendo que 98,78% representam as queixas técnicas e 1,22% de evento adverso. Em 2019 houve o maior índice de notificações, sendo a região sudeste contabilizada o maior número de registros quando comparado com os outros estados do Brasil. Os equipos são os dispositivos médicos mais utilizados nas instituições de saúde para realização de procedimentos. Destarte, se esse produto apresentar irregularidade de qualidade, podem ocorrer danos à saúde do usuário, comprometendo a segurança e a eficácia da assistência prestada, sendo necessária a notificação de eventos adversos e queixas técnicas.

Biografia do Autor

Fabrícia Tesolin Rodrigues, Faculdade Bezerra de Araújo

Acadêmica de Enfermagem pela Faculdade Bezerra de Araújo. Administradora de Empresas pelo Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos. Especialista em Gestão e Docência do ensino médio, técnico e superior pela UniAlphaville. Pós graduanda em Gestão e Auditoria em Saúde pela FAVEMI. Diretora de Pesquisa da Liga Acadêmica de Urgência e Emergência da Faculdade Bezerra de Araújo (LAUEN - FABA).

Sara Esther Freitas Ribeiro Marques, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Acadêmica do 4º Período do Curso de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Univasf, Petrolina, Brasil. Atualmente é participante da Liga de Neurociências da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), atua como voluntária do Projeto de Extensão Ações de Educação Permanente Sobre Riscos e Prevenção de AVC Para Pacientes Internados no HU-UNIVASF e no Projeto de Extensão Curso Popular Paulo Freire (CPPF) e como monitora da disciplina Introdução à Epidemiologia na Graduação em Saúde.

 

Geovan Ribeiro de Lima, Universidade do Estado do Pará

Graduando em Enfermagem pela Universidade do Estado do Pará (UEPA)-Campus VII; Coautor do Livro: "Escolhas Alimentares e Seus Impactos na Saúde: Contribuições da Nutrição para a Assistência de Enfermagem.". Voluntária na Campanha de Vacinação contra Covid 19 (2021) no Município de Conceição do Araguaia, Participante na categoria de Comissão Organizadora do VI SIMPÓSIO DE SAÚDE DA REGIÃO DO ARAGUAIA.

Claudia Aparecida Godoy Rocha, Faculdade São Lucas (FSL)

Enfermeira pelo Centro Universitário São Lucas. Especialista em Enfermagem do Trabalho, Urgência e Emergência, Obstetrícia, Cardiologia e Hemodinâmica. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Formação Profissional da Educação e da Saúde da Universidade do Estado do Pará.

Publicado
2023-06-13