Educação em Saúde de adolescentes escolares nas formas expositiva e lúdica: Drogas e DST.
Resumen
Objetivo: Analisar duas metodologias didáticas (expositiva e lúdica) em duas escolas de ensino médio nas cidades de Petrolina-PE e Juazeiro-BA, situadas no Semiárido Nordestino. Métodos: Vinte e quatro alunos de graduação formaram duas equipes para trabalharem com quatro grupos de estudantes G1, G2, G3 e G4. O primeiro assunto abordado foi o Sistema Nervoso e o uso de drogas. O segundo assunto foi o Sistema reprodutor, a gravidez na adolescência, a educação sexual e as doenças sexualmente transmissíveis (DST). O tempo das intervenções foi de 30 minutos. Foi feito um rodízio de modo que cada grupo tivesse um assunto trabalhando de forma tradicional e na metodologia lúdica. Como instrumento de avaliação foi utilizado à técnica dos pré e pós-testes com 20 questões. A análise estatística foi realizada através de médias, frequências e a comparação das variáveis, utilizando-se o teste Qui-quadrado de Pearson, com significância estatística de p<0,05. RESULTADOS: Observou-se que a metodologia lúdica foi superior à expositiva em cinco questões (25%). Em outras duas questões (10%), a exposição tradicional foi superior estatisticamente. As demais perguntas não representaram resultados estatísticos expressivos, apesar da maioria delas ter indicado melhor percentual de acerto para a metodologia lúdica. CONCLUSÃO: Diante dos resultados não podemos concluir superioridade didática, apesar de discreta vantagem para a metodologia lúdica. Porém podemos afirmar que as metodologias didáticas participativas são mais atrativas, porque levam a construção do conhecimento pela diversão, criatividade, interação e quebra do paradigma da educação tradicional, predominantemente expositiva.
Palavras Chave: Adolescência, DST, Abuso de drogas.
- Tabela 1. Dados gerais do estudo Recursos pedagógicos lúdicos na educação em saúde de adolescentes escolares: Drogas e DST. (Português (Brasil))
- Tabela 2. Respostas aos pós-testes de Sistema Nervoso, segundo o grupo e forma de apresentação. Recursos pedagógicos lúdicos na educação em saúde de adolescentes escolares: Drogas e DST. (Português (Brasil))
- Tabela 3. Respostas aos pós-testes de Sistema Reprodutor, segundo o grupo e forma de apresentação. Recursos pedagógicos lúdicos na educação em saúde de adolescentes escolares: Drogas e DST. (Português (Brasil))
- Tabela 4. As duas perguntas com maiores percentuais de erros no pré-teste. Recursos pedagógicos lúdicos na educação em saúde de adolescentes escolares: Drogas e DST. (Português (Brasil))
- Carta de Aprovação do Comitê de Ética e Deontologia em Estudos e Pesquisas (Português (Brasil))
- Carta de Apresentação (Português (Brasil))
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.