Avaliação do processo de medicação sob a ótica de auxiliares e técnicos de Enfermagem em pediatria
Resumo
Este estudo teve como objetivo investigar a avaliação feita por auxiliares e técnicos de Enfermagem quanto às suas práticas relacionadas à administração de medicamentos em um hospital pediátrico do Estado do Tocantins. Estudo transversal, com coleta de dados realizada mediante aprovação pelo Comitê de Ética, nos meses de janeiro e fevereiro de 2020. Participaram da pesquisa, 40 técnicos e auxiliares de Enfermagem do referido hospital, que responderam a um instrumento construído e validado por pesquisadores brasileiros e composto por 27 itens avaliados em escala do tipo Likert. Os itens desse instrumento, que indicam atividades realizadas pelos profissionais com menor frequência (piores escores – 1 e 2) corresponderam às seguintes ações: levar ao leito apenas os medicamentos prescritos a um só paciente, devolver as sobras de medicamentos à farmácia e administrar medicamentos por ordem verbal apenas em casos de emergência. O escore 5 (desejável) foi atribuído por 100% dos profissionais apenas em quatro de 27 itens (14,81%) das ações voltadas ao processo de medicação; estes itens estavam relacionados ao medicamento, via, dose e forma farmacêutica corretos. Portanto, há deficiências identificadas no processo de medicação em Pediatria, que devem ser consideradas e sanadas para contribuir com a segurança do paciente neste cenário.
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