Conhecimento de estudantes de ensino médio da rede particular e pública a respeito de transplante e doação de órgãos e tecidos

  • Thamires Soares Brandão
  • Naiana Mota
  • Anandra dos Santos Pizzolato

Abstract

<!-- /* Font Definitions */ @font-face {font-family:"Cambria Math"; panose-1:2 4 5 3 5 4 6 3 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:roman; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:-1610611985 1107304683 0 0 159 0;} @font-face {font-family:Calibri; panose-1:2 15 5 2 2 2 4 3 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:swiss; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:-1610611985 1073750139 0 0 159 0;} /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-unhide:no; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; text-align:justify; text-indent:42.55pt; line-height:150%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-fareast-font-family:Calibri; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-language:EN-US;} .MsoChpDefault {mso-style-type:export-only; mso-default-props:yes; font-size:10.0pt; mso-ansi-font-size:10.0pt; mso-bidi-font-size:10.0pt; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-fareast-font-family:Calibri; mso-hansi-font-family:Calibri;} @page Section1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;} div.Section1 {page:Section1;} -->

Realizou-se com este estudo uma análise comparativa a respeito da opinião e conhecimento dos estudantes do último ano do ensino médio sobre transplante e doação de órgãos e tecidos em uma Escola privada (A) e em uma Escola pública (B) do município de Gurupi- TO. Trata-se de uma pesquisa de Campo de caráter descritiva, comparativa, transversal com análise quantitativa, realizada no ano de 2011. A amostra foi constituída de 24 (39,30%) alunos da escola A e de 84 (55,60%) da Escola B. Sobre a obrigatoriedade da doação de órgãos no Brasil, os 24 (100%) alunos da Escola A sabem que não é obrigatória versus 82 (97,60%) da Escola B. Sobre as exigências para ser doador, a Escola A 15 (62,5%) alunos versus 55 (65,5%) alunos da Escola B, acreditam que para doar é preciso comunicar aos familiares. Das situações possíveis para doar órgãos e tecidos, a Escola A 23 (95,8%) versus 56 (66,7%) da Escola B, sabem dos tipos de doadores. Sobre a proibição do comércio de órgãos e tecidos no Brasil, a Escola A 24 (100%) e Escola B 75 (89,30%), conhece a legislação. Acerca da intencionalidade da doação 13 (54,20%) dos alunos da Escola A versus 20 (23,80%) da Escola B afirmaram serem doadores. Conclui-se que, não houve diferença significativa (Qui-quadrado, 5%) no conhecimento entre as escolas participantes, embora  a Escola A se sobrepôs em alguns aspectos (situação possível para doação) em relação à Escola B. O conhecimento e a opinião dos estudantes sobre o assunto foram satisfatórios.

Published
2016-05-05