Convergências entre a educação bancária e a educação em saúde

Resumen

Objetivo: expor o olhar dos estudantes de enfermagem em relação às atividades de educação em saúde e sua aproximação com a educação bancária. Método: trata-se de um estudo exploratório-descritivo de abordagem qualitativa desenvolvido com 15 participantes. A coleta de dados ocorreu no período de maio a junho de 2022. Para processamento dos dados foi utilizado o software Iramuteq. Resultados: os estudantes apontam a importância das ações de educação em saúde como método de empoderamento e autocuidado para a população, contudo, os estudantes mostram as convergências existentes entre a educação bancária e a educação em saúde, uma vez que há apenas o repasse de informações. Conclusão: percebe-se a urgência em potencializar a práxis ao longo do curso, contribuindo para a aproximação do estudante da comunidade nos vários níveis de atenção. Portanto, recomendam-se futuros estudos de intervenção do tipo antes e depois a fim de expor seus achados.

Publicado
2023-04-23
Cómo citar
Dantas, M. C. S., Silva, M. S. L. da, Santos, N. C. C. de B., Figueirêdo, D. S. T. de O., & Andrade, L. D. F. de. (2023). Convergências entre a educação bancária e a educação em saúde. REVISTA CEREUS, 15(1), 180-194. Recuperado a partir de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/4078