Convergências entre a educação bancária e a educação em saúde
Resumo
Objetivo: expor o olhar dos estudantes de enfermagem em relação às atividades de educação em saúde e sua aproximação com a educação bancária. Método: trata-se de um estudo exploratório-descritivo de abordagem qualitativa desenvolvido com 15 participantes. A coleta de dados ocorreu no período de maio a junho de 2022. Para processamento dos dados foi utilizado o software Iramuteq. Resultados: os estudantes apontam a importância das ações de educação em saúde como método de empoderamento e autocuidado para a população, contudo, os estudantes mostram as convergências existentes entre a educação bancária e a educação em saúde, uma vez que há apenas o repasse de informações. Conclusão: percebe-se a urgência em potencializar a práxis ao longo do curso, contribuindo para a aproximação do estudante da comunidade nos vários níveis de atenção. Portanto, recomendam-se futuros estudos de intervenção do tipo antes e depois a fim de expor seus achados.
Copyright (c) 2023 REVISTA CEREUS
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.